O jornal O Operário da Confederação Católica do Trabalho e as propostas para a educação dos trabalhadores de Belo Horizonte (1920-1930)

Autores

  • Renata Garcia Campos Duarte Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Resumo

Este texto objetiva discutir as principais ideias e propostas direcionadas para a educação de trabalhadores em Belo Horizonte a partir da análise da Confederação Católica do Trabalho e de seu jornal O Operário. A Confederação Católica do Trabalho foi criada em 28 de setembro de 1919 com propósito de colaborar na solução da questão operária, sendo sua ação realizada dentro do princípio da harmonia social, compondo uma vertente reformista do movimento operário. O jornal O Operário foi publicado entre os anos de 1920 e 1929 com o fim de propagar o programa da Confederação e alcançar aqueles trabalhadores que não compareciam às reuniões desta. Ainda que prevista no projeto arquitetônico de Belo Horizonte, a estrutura escolar da instrução pública só se organizou no início do século XX, com a criação dos primeiros grupos escolares a datar de 1906. O ordenamento da cidade interferiu na abertura dessas escolas, que se constituíram do centro (zona urbana, destinada às elites) para a periferia (zona suburbana ocupada por pobres e trabalhadores). Não obstante, as demandas e propostas para a educação de trabalhadores contidas em O Operário apontam para a insuficiência e/ou ineficácia escolar oferecida pelas políticas públicas estaduais e municipais.

Biografia do Autor

Renata Garcia Campos Duarte, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação, linha de pesquisa História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em História Social, linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008).

Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência docente (ensino básico e tutoria à distância) e de pesquisa nas áreas de História e Sociologia. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Movimentos sociais, Classe trabalhadora, Teoria institucional de abordagem sociológica, Sociologia histórica e Teoria Sociológica.

Downloads

Publicado

10.12.2017

Como Citar

Duarte, R. G. C., & Passos, D. O. R. dos. (2017). O jornal O Operário da Confederação Católica do Trabalho e as propostas para a educação dos trabalhadores de Belo Horizonte (1920-1930). Escrita Da História, 4(8), 240–261. Recuperado de https://escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/89