Uma contribuição para a história econômica da abolição: a lei de 1881 como parte da estratégia campineira
Palavras-chave:
Abolição da escravidão, Averbação escrava, Brasil ImpérioResumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir na análise da abolição da escravidão no Brasil dentro do campo da História Econômica. O fio condutor do presente estudo é a lei de averbação escrava aprovada em 1881 por meio da atuação do Clube da Lavoura de Campinas, que outrora atuava contra tal projeto. Buscamos examinar essa lei que aparenta ter papel crucial no deslocamento do eixo político e econômico do Rio de Janeiro para São Paulo na transição do regime monárquico para o republicano.
Referências
ALONSO, Angela. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-88). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BEIGUELMAN, Paula. A formação do povo no complexo cafeeiro: aspectos políticos. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1977.
CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no brasil: 1850-1888. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
COSTA, Emília Viotti da. A abolição. 9. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
____________________. Da senzala à colônia. 5. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
DEAN, Warren. Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura (1820-1920). Rio de janeiro: Paz e Terra, 1975.
EISENBERG, Peter. A mentalidade dos fazendeiros de café no congresso agrícola de 1878: In: Homens esquecidos. Campinas: UNICAMP, 1989.
GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo: Perseu Abramo, 2016.
LAGO, Luiz Aranha Corrêa do. Da escravidão ao trabalho livre: brasil, 1550-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
PARRON, Tâmis; YOUSSEF, Alain El; ESTEFANES, Bruno Fabris. Vale expandido: contrabando negreiro e a construção de uma dinâmica política nacional no império do brasil. Almanack, [S.L.], n. 7, p. 137-160, jun. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320140709.
QUEIROZ, Jonas Marçal de. Poder político e representação de classe: o clube da lavoura de campinas e o fim do tráfico interprovincial de escravos (1876-1881). Dimensões, Vitória, v. 15, p. 237-261, 2003.
SOARES, Rodrigo Goyena. Racionalidade econômica, transição para o trabalho livre e economia política da abolição: a estratégia campineira (1870-1889). História (São Paulo) [online]. 2020, v. 39
______________________. Nem arrancada, nem outorgada: agência, estrutura e os porquês da lei do ventre livre. Almanack, [S.L.], n. 9, p. 166-175, abr. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320150912.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; b) autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; c) autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 131827/2022-7