O problema da historicidade na narrativa nacionalista de Edward W. Said

Autores

  • ELISA GOLDMAN UVA - Universidade Veiga de Almeida -

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender uma parcela da produção intelectual do autor palestino, Edward W. Said, direcionada para o debate acerca do nacionalismo e do colonialismo. Sua trajetória heterogênea representou em larga medida uma metáfora teórica dos seus maiores dilemas políticos e conceituais. Entendemos que Said define a Cultura como lócus privilegiado para compreender a dominação colonial e, posteriormente, incorpora um discurso político para a formação da chamada identidade nacional Palestina. Procuramos demarcar o paradoxo central da sua obra que diz respeito ao convívio teórico da abordagem pós-colonial com a busca da historicidade do ethos nacional palestino. Entendemos que o paradoxo do Nacionalismo, sua estreita vinculação com o debate pós-colonial e os percursos teóricos decorrentes do engajamento progressivo com a causa nacional Palestina subsidiam outras reflexões que possuem interrelação. São essas; a representação do intelectual na sociedade contemporânea, a relação entre texto e realidade histórica, entendida por meio do conceito de mundanidade, a categoria de exílio como condição ontológica e metáfora epistemológica e o problema da relação entre cultura e imperialismo.

Biografia do Autor

ELISA GOLDMAN, UVA - Universidade Veiga de Almeida -

Historiadora formada pela Pontifícia Universidade Católica- PUC-Rio (1994), Possui mestrado em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA - PUC-RJ (1997). Doutora em História pelo programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- PPGH - UERJ (2014). Atualmente é professora no Curso de Licenciatura em História da Universidade Veiga de Almeida e Professora Tutora na disciplina de Teoria da História, na graduação de História à distância na UNIRIO/UAB. Professora de História na Fundação de Amparo à escola Técnica do Estado- FAETEC-RJ.Áreas de Interesse: Teoria da História, História da Historiografia, História Contemporânea, Pensamento Social Brasileiro.

Downloads

Publicado

16/04/2021

Como Citar

GOLDMAN, E. (2021). O problema da historicidade na narrativa nacionalista de Edward W. Said. Escrita Da História, 7(13), 141–171. Recuperado de https://escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/217

Edição

Seção

Dossiê: História da historiografia contemporânea: crítica, escrita e historicidade