O Ensino de História entre graduandos em Pedagogia de um Centro Universitário do Noroeste Paulista: docência e desenvolvimento da consciência histórica

Autores

  • Ana Paula Santos Prado Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS/Paranaíba
  • Diogo Silva Roiz Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS/Paranaíba

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a compreensão dos graduandos em Pedagogia de um Centro Universitário do Noroeste Paulista acerca do conteúdo de História, ministrado nas séries iniciais. O primeiro contato das crianças com os componentes curriculares ocorre nas séries iniciais, de modo que se torna relevante questionar se os egressos dos cursos de Pedagogia estão reparados para estimular o desenvolvimento da consciência histórica. A implementação de uma prática pedagógica capaz de abarcar as diversidades, demanda a utilização de metodologias inovadoras, capazes de despertar o espírito crítico e capacidade reflexiva. Apesar de o currículo de graduação em Pedagogia contemplar a disciplina de Metodologia do Ensino de História, os estudantes do curso de Pedagogia apresentam dificuldade em lidar com o ensino de História por meio de uma prática reflexiva e voltada para a consciência histórica. O referencial teórico utilizado é baseado na teoria de Jörn Rüsen, para o qual a consciência histórica é um elemento fundamental para a estruturação da identidade do homem, materializando-se em elemento fundante do desenvolvimento do homem. Os dados obtidos por meio das entrevistas semiestruturadas explicitam que os estudantes são críticos em relação à sua formação, identificando lacunas em seu processo de formação para atuação nas séries iniciais do ensino fundamental, além de analisar de forma crítica as estratégias adotadas em sala de aula pelos docentes.  O trabalho foi executado por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevista semiestruturada para 121 graduandos em Pedagogia.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos Prado, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS/Paranaíba

Concluiu duas especializações pela Universidade de Araraquara (UNIARA): Direito de Família e das Sucessões e Direito Processual Civil. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), graduação em Tecnologia em Agronegócio pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC) e Graduação em Letras pelo Instituto brasileiro de formação (IBF) - (em andamento). Atualmente cursa especialização em Gestão estratégica de pessoas e comportamento organizacional pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC) e Direito do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Colunista da Associação Brasileira de Educação a Distância (PORTAL EDUCAÇÃO). Associada à rede de especialista pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família-IBDFAM. Apresenta como áreas principais de pesquisa: Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito de Família e Sucessões, com ênfase em: Casamento, União Estável, Divórcio, Síndrome da Alienação Parental, Guarda Compartilhada, Parentalidade Socioafetiva, Multiparentalidade, Direitos Humanos e Dano Moral indenizável. Participou do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Santa Fé do Sul, discutindo temáticas relacionadas às áreas de interesse. Participou, nos últimos anos, de Congressos Científicos, Seminários, Simpósios Nacionais e Internacionais com apresentação de trabalhos científicos. Diretora na Empresa Educa - On - Assessoria e Consultoria em Educação e Psicologia.

Diogo Silva Roiz, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS/Paranaíba

Professor Associado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Foi professor nos cursos de História e de Ciências Sociais, na unidade de Amambai até 2015. A partir de 2016 é professor dos cursos de Ciências Sociais e de Pedagogia na unidade de Paranaíba, e do programa de pós-graduação em Educação e do programa de pós-graduação em ensino de História (ProfHistória). Além disso, também foi professor do programa de pós-graduação em História da UFGD. É doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (2013), onde também realizou estágio de pós-doutorado (2013-2015). É Bacharel e Licenciado em História (2000) e Mestre em História (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenador do curso de História, na unidade de Amambai, durante o período de 01/10/2005 a 31/01/2008, e chefe dos núcleos de pós-graduação da UEMS em 2015. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história intelectual, história da historiografia francesa e história da historiografia brasileira.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

Prado, A. P. S., & Roiz, D. S. (2019). O Ensino de História entre graduandos em Pedagogia de um Centro Universitário do Noroeste Paulista: docência e desenvolvimento da consciência histórica. Escrita Da História, (11), 29–65. Recuperado de https://escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/162

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: perspectivas e desafios