Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista tem por finalidade a publicação de trabalhos científicos inéditos na área das Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de promover a produção acadêmica, tanto de pesquisadores em início de trajetória quanto de investigações já consolidadas, desde que sejam trabalhos de fôlego analítico.

Processo de Avaliação pelos Pares

1) Os artigos e as resenhas entrarão no sistema e serão divididos pelos membros do Conselho Editorial de acordo com a proximidade com os temas estudados.

2) O membro do Conselho Editorial fica responsável por encaminhar o texto no decorrer do processo de avaliação, não emitindo parecer.

3) A análise é cega, isto é, nem o autor conhece que são os pareceristas, nem estes quem é o autor. Para tanto, o autor se compromete a não inserir nome e informações de pessoas que possam indicar sua autoria no corpo do texto. 

4) No início de cada número lançado constará a lista dos pareceristas que contribuíram para aquela edição, independente do parecer concedido.

5) Caberá uma análise prévia da parte de um membro do Conselho Editorial a ser delegado para conferencia do texto no que se refere a questões de formatação, tais como: tamanhos, referências notas etc. Havendo erros, o trabalho deve ser encaminhar para correção, caso contrário, segue para o próximo item.

6) Encaminha-se para dois pareceristas, que terão o prazo de até 3 semanas para emitir um parecer. O tempo de avaliação pode ser prorrogado em até 1 semana, caso necessário.

Periodicidade

A Revista Escrita da História tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... 

Qualis

A Revista Escrita da História (ISSN:2359-0238) recebeu a nota A4 na avaliação Qualis 2019. Para maiores informações, acessar: http://qualis.capes.gov.br